Seu navegador não tem suporte JavaScript! Programa de Treinamento – Instituto Humanus
Intituto humanos 05

Programa de Treinamento

Curso de Gestão em Arquitetura Assistiva

O conceito de Desenho Universal compreende projetos arquitetônicos, design de produtos e embalagens e como são oferecidos serviços para toda a população, incluindo pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes e idosos (público da diversidade assistiva). “A edificação tem de atender a todos, independentemente de suas características físicas ou sensoriais, sejam elas permanentes ou temporárias”, os arquitetos brasileiros devem aprofundar a discussão a respeito da aplicação do Desenho Universal nos projetos. Estamos em um estágio de apenas cumprir normas para garantir uma acessibilidade mínima que a lei exige. Ainda estamos longe da situação ideal”. Neste treinamento, a Arquiteta Claudia Florenzano – especializada em Arquitetura Assistiva. Este programa de treinamentos objetiva conscientizar as empresas sobre a importância dos processos de acessibilidade e inclusão nas empresas no tocante ao cumprimento das legislações e, acima de tudo no atendimento das necessidades de potenciais clientes frente aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Cursos empresarial In Company 

1° fase – levantamento de informações

  1. Visita a empresa para levantamento de dados e observação dos ambientes de trabalho, convivência, sanitários, etc.  (check-list)
  2. Elaboração e apresentação de relatório personalizados com as observações feitas e as recomendações para implantação da acessibilidade em suas várias dimensões.

2° fase – treinamento e sensibilização

  1. Ministrar palestras para gerência dos departamentos – início do processo de conscientização/sensibilização
  2. Para Diretoria
  3. Para Funcionários e demais colaboradores

3° fase – Projeto Personalizado

  1. Elaboração de projeto arquitetônico de acessibilidade (estudo preliminar, projeto legal para aprovação junto a Prefeitura, anteprojeto, projeto executivo e memorial descritivo).

4° fase – Análise dos produtos ou serviços fornecidos ou produzidos pelo cliente com o olhar para pessoa com deficiência, mobilidade reduzida, idosos – Diversidade Assistiva.

Curso de Arquitetura Assistiva para gestores públicos:

  1. Apresentação Instituto Humanus
  2. Histórico da acessibilidade mundo e Brasil
  3. Panorama Atual – LBI (Lei Brasileira de Inclusão)
  4. Vivência- Café Sensorial, deslocamentos no imóvel e na área externa incluindo as calçadas.
  5. Atuação dos Gestores:
    • Mobilidade urbana (direito de ir e vir) passeios, praças, parques, vias públicas
    • Transporte público
    • Adaptação dos órgãos públicos
    • Adaptação das Instituições (equipamentos de saúde, lazer, ensino, cultura, etc)
  6. Como fazer acontecer- financiamentos públicos (verbas federais)
  7. Cartilha para população

Road show nas principais localidade da cidade ou órgão contratante.

Curso de Arquitetura Assistiva para gestores da iniciativa privada:

  1. Apresentação Instituto Humanus
  2. Histórico da acessibilidade mundo e Brasil
  3. Panorama Atual – LBI (Lei Brasileira de Inclusão)
  4. Vivência- Café Sensorial, deslocamentos no imóvel e na área externa incluindo as calçadas.
  5. Atuação dos Gestores:
    • – Direito assistivo;
    • – Arquitetura Assistiva- Adaptação das edificações desde o passeio até a área dos colaboradores
    • – Comunicação- virtual (web) e presencial (atitudinal)
    • – Marketing Assistivo- produtos
    • – Tecnologia Assistiva
  6. Cases de Sucesso
  7. Como fazer acontecer- financiamentos   privados
  8. Cartilha com dicas de assuntos falados para ser entregue aos colaboradores.

Obs.: Será avaliado caso a caso se abordaremos todos os itens acima.

Road show na empresa para identificação dos ambientes.

Claudia Florenzano é arquiteta especializada em Acessibilidade Assistiva e atua há mais de 25 anos no setor. É responsável pela área de arquitetura do Instituto Humanus e sócia proprietária da Florenzano Arquitetura e Engenharia.

Treinamento de Coaching da Diversidade Assistiva

Nós entendemos que todos seres humanos tem seus medos, conflitos, dúvidas, sonhos, fraquezas, querem atingir sucesso na carreira e na vida pessoal para ter uma jornada com felicidade. As pessoas da diversidade assistiva, também buscam os mesmos fatores, mas porque então a sociedade não os trata como todos iguais?

Nosso cérebro foi evoluindo ao ponto de procurarmos os padrões o tempo todo em qualquer atividade do dia a dia porque isso fará com que seja otimizado as conexões neurais para que gastemos menos energia, ou seja, sempre o nosso cérebro está buscando gerar um comportamento automático e tentando eliminar informações que não são utilizadas sempre como exemplo: falar outra língua, se não praticar sempre a tendência é de perder esta habilidade. Jogar tênis, imagina jogar por 5 anos todas as semanas e parar por 5 anos, você com certeza não jogará da mesma forma, terá que treinar novamente bastante para voltar no mesmo nível anterior, mesmo que seja mais rápido este processo.

Imagine no dia a dia:

  • Um idoso vai subir uma escadaria tão rápido quanto um jovem?
  • Você está preocupado se tem vaga para obesos no avião?
  • Sua casa está acessível e preparada para receber uma pessoa com mobilidade reduzida ou uma pessoa com deficiência?
  • No restaurante que você frequenta tem rampas e banheiro acessível para um deficiente com cadeiras de rodas ou uma pessoa com mobilidade reduzida?
  • Como um deficiente visual acessa na internet os sites que você gosta?
  • Será que você está preocupado se as calçadas estão preparadas para os idosos ou deficientes andarem livremente?

Nós entendemos que não é uma falta de atenção ou maldade não pensar nestes tópicos citados, você geralmente não pensa simplesmente porque não lhe ensinaram.

Hoje quando você escova dente, simplesmente você pega uma escova e pasta e escova sem pensar em todo os processos que envolvem esta tarefa, até dirigir um carro, simplesmente você dirige e chega no local desejado sem pensar tanto quanto na hora que você estava aprendendo. Isso acontece porque o hábito contínuo vira comportamento padrão e até automático. Agora você pode entender que não pensar ainda nos fatores citados é só uma questão de aprendizado, ampliar a sua visão e mentalidade sobre outras pessoas que merecem uma atenção diferenciada para que todos convivam com harmonia, somos seres sociais e vivemos em conjunto, nossa sociedade deve-se unir para o bem-estar de todos, foi assim que nossa espécie evoluiu em milhares de anos.

Os treinamentos e coaching da diversidade assistiva visam ampliar a visão de todos para mostrar que há outro mundo que estas pessoas desconhecem, com muita teoria e atividades práticas as pessoas terão total sensibilidade sobre o assunto e saber lidar com as pessoas da diversidade assistiva de forma natural e como eles gostariam de ser tratados. A educação pode transformar uma sociedade, entender como estas pessoas pensam e agem é fundamental para inclusão e gerar bem-estar social.

Todos nossos treinamentos ensinamos:

  • Como a diversidade assistiva pensa?
  • Porque devemos aprender estes conceitos?
  • Quais leis deveríamos conhecer sobre este assunto?
  • Como podemos conviver com igualdade?
  • Como podemos trabalhar com a diversidade assistiva?
  • Como posso atender melhorar este público onde eu trabalho?
  • Como a empresa onde trabalho pode ser um espaço totalmente acessível para todos da diversidade assistiva?

Nos treinamentos vamos simular situações reais como: deficiente visual e baixa mobilidade, dia a dia de um obeso e idoso, através de ferramentas e objetos disponibilizados pelo facilitador.

– Palestras e Treinamentos

As Palestras e Treinamentos do Instituto Humanus visa a sensibilização, conceituação, informações e capacitação para todos envolvidos numa organização.

Oferecemos Palestras com conteúdo exclusivo de até 2 horas e treinamentos com 8 horas até 24 horas de conteúdo.

– Oportunidades: Projeção e potencialidade do mercado;

Inicialmente vamos demonstrar o panorama do mercado, informações, mercado potencial para organização aproveitar todo o momento do mercado, para melhorar o desempenho da organização nesta área de forma eficiente.

Visão de mundos das pessoas com deficiência, idosos e obesos – Importância / reconhecimento;

Todo ser humano tem uma visão sobre o mundo que lhe cerca. Os idosos, obesos pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida que adquiriram sua deficiência ao longo da vida, poderá ter uma visão sobre o mundo muito diferente daqueles que nasceram com uma deficiência. É importante todos envolvidos, de uma organização, entender todas diferenças de visão de mundo de qualquer colaborador e clientes.

– Programa de sensibilização através de exercícios (cadeira de rodas, vendas, etc.);

Vamos fazer dinâmica individual e de grupo para demonstrar casos reais de como as Pessoas com Deficiência e Pessoas com Mobilidade Reduzida se sentem em diversas situações e desafios do dia a dia. Dinâmicas são importantes para fixação do aprendizado, pode causar um impacto na vida de todos, mudar sua visão sobre os PCD’s e Pessoas com Mobilidade Reduzida.

– Estudo do cérebro e funcionamento da sensibilidade das pessoas;

Porque é importante entender como o cérebro funciona? Porque o autoconhecimento é fundamental para potencializar os talentos de todos colaboradores e entender o perfil comportamental das pessoas, poderá ter uma comunicação e interação mais eficiente internamente na organização e com os clientes.

– PCD, idoso e obeso – sou como você não sou coitado!
Hoje em dia muitas pessoas pensam que os integrantes da diversidade assistiva são “coitadinhos”, este pensamento acontece por falta de conhecimento e educação, com nosso treinamento o colaborador terá todo suporte para obter o conhecimento e desenvolver habilidades para ter uma mentalidade e conviver melhor com os este público.

– Excelência no processo de venda para o público da diversidade assistiva (ambiente de trabalho e adequações);

Como os PCD’s, idosos, obesos e pessoas com mobilidade reduzida pensam? Como compram? Porque compram? Trabalharemos o melhor método de venda para o público da diversidade assistiva, como o ambiente de trabalho e adequações são importantes para melhorar as vendas para este público alvo.

– Processo de mensagens motivacionais e mais sensibilização ambiental / atitudinal.
Por todo treinamento teremos ações motivacionais, pensamentos de sucesso, conversaremos sobre ambiente de trabalho, comportamentos de equipe, potencializar os talentos de todos e diminuir os riscos dos comportamentos indesejados.

O programa é ministrado por Daniel Moreira, consultor, treinador, coach, mentor, palestrante. CEO do Grupo Maximuns e diretor do Instituto Humanus.

Coaching de Valores Humanus

Objetivo:

Este programa tem como objetivo inserir o pensamento humano social em relação ao PCD nas organizações.

O Coaching de Valores Humanus é composto de várias ferramentas para as Pessoas com Deficiência se desenvolver, ter uma vida melhor, superar os desafios diários, ter mais autonomia, autoconhecimento e alavancar sua carreira. São sessões individuais ou em grupo.

Programa para PCD

  • Autoconhecimento;
  • Valores pessoais;
  • Reconhecer seus talentos e virtudes;
  • Alavancar sua carreira e vida pessoal;
  • Como enfrentar seus desafios;
  • Motivação;
  • Integração nas empresas.

Programa para Empresas

  • Visão de mundo das Pessoas da Diversidade Assistiva;
  • Reconhecendo o próximo;
  • Papel social;
  • Melhorando a comunicação;
  • Não sou coitado, sou um ser humano;
  • Mudando a mentalidade;
  • Unindo forças para o crescimento.

Treinamento em Gestão Assistiva

Gestão Assistiva é um processo que sistematiza um conjunto de novas práticas; visando estruturar uma variedade de soluções em administração de negócios, relacionamento entre pessoas, estruturas operacionais e legais com o objetivo de aprimorar metas definidas de acessibilidade e inclusão junto à sociedade.

– Como preparar a sua empresa para os processos de gestão assistiva

Treinamentos e palestras em marketing assistivo, tecnologia assistiva, web assistiva, comunicação assistiva, direito assistivo, arquitetura assistiva, música inclusiva, educação inclusiva, coaching assistivo e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSOCIADOS EFETIVOS

ASSOCIADOS COLABORADORES

copyright by Arquitetos da Criatividade - Design Unviersal

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support