O Projeto Social da saúde Mental com Futsal – Passe a Palavra para Deficientes Auditivos une o bem-estar físico com a saúde mental na melhoria da relação dos atletas através de processos inclusivos com a sua família e a comunidade, em geral.
Realizado pelo Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência o Projeto propõe um campeonato inusitado reunindo cerca de 144 jogadores ouvintes com jogadores com baixa ou nenhuma audição, com a presença de juízes que se comunicam em libras, criando um espaço onde a comunicação, a colaboração, o respeito mútuo somado ao esporte e a diversão.
Serão 22 partidas iniciadas com palestras promovendo a saúde emocional e psicológica dos atletas com o psicólogo clínico e esportivo Vítor Panicali Mello Guida explorando temáticas pertinentes às questões psicossociais enfrentadas pela comunidade surda no âmbito geral: depressão, ansiedade, estresse, suicídio, autoestima e amor, além de estender para atendimento particular ou em grupo, caso necessário.
“A ideia nasceu inspirado no projeto social voluntário realizado na comunidade da Cidade Nova Heliópolis que leva aos jovens menores de 18 anos partidas de jogadores surdos ou com baixa audição. Quando nos apresentamos na Mobibilty & Show, tivemos a oportunidade de unirmos saúde esportiva e mental no esporte inclusivo, pois é sabido e divulgado pela mídia as dificuldades que muitos deficientes enfrentam e que, ocasionalmente, potencializam ou se somatizam a problemas emocionais levando a tentativas de suicídio, baixa autoestima e depressão” – Rodolfo Sonnewend, diretor do Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência.
Agenda Geral:
Todos os eventos terão intérpretes de libras e as partidas serão realizadas nos dias 17 e 24 de setembro na quadra da EMEBS Helen Keller, Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdo com início às 19 horas e nos dias 22 de setembro, 20 de outubro, 03 e 11 de novembro e 1º de dezembro os jogos serão realizados na quadra da rua Comandante Taylor, n.1221, no bairro de Heliópolis, onde teve início o Projeto no dia 24 de agosto com a participação dos times com componentes surdos Cingapura e Só Tapa, ambos da comunidade da Cidade Nova Heliópolis, com organização de Anderson Nascimento, que desenvolve trabalhos sociais e esportivos com jovens menores de 18 anos da comunidade desde 2017. Entrada Franca.
Sorteio dos jogos, apresentação das equipes e apresentação do campeonato.
Endereço: Auditório da Igreja Batista Videira – Rua Machado de Assis 51
24/08 – 1 Jogo (a realizar dia 17/09)
17/ 09 -1 Jogos ( HK e +1 jogo interrompido )
22/09 – 4 Jogos
24/09 – 2 Jogos ( dia do surdo HK)
20/10 – 4 Jogos
03/11 – 4 Jogos
24/11 – 4 Jogos
01/12 – 2 finais e 2 acrescentados !
No próximo dia 17 de setembro a partir das 19h00, em homenagem ao mês dos surdos, em parceria com a Escola Municipal Helen Keller o Instituto Humanus estará realizando mais uma etapa do Campeonato Passe a Palavra.
No dia 24 de agosto, ocorreu a primeira etapa do campeonato Passe a Palavra na Rua Comandante Taylor, 133 – Heliópolis. Na oportunidade o time Só Tapa estava vencendo a partida, já no segundo tempo,o jogo precisou ser interrompido devido a uma forte chuva com vendaval que molhou a quadra lateralmente.
Os atletas participarão dos jogos no período da manhã aos domingos de Agosto a Dezembro com 8 times com 18 atletas, sendo na quadra da rua Comandante Taylor, 1221 das 9h às 12h, totalizando 5h por semana.
No mês de setembro é comemorado o dia da pessoa com deficiência auditiva, por isso a organização do evento está fechando uma parceria com a escola Helen Keller para organizarmos algumas partidas em sua quadra recém inaugurada. O primeiro jogo ocorrerá no dia 24 de agosto e será entre os times com componentes surdos Cingapura e Só Tapa, ambos da comunidade da Cidade Nova Heliópolis. O evento ocorrerá de 24.08 à 06.12, com um total de 22 partidas.
REALIZAÇÃO:
Mais Informações:
contato@institutohumanus.org.br
#Inclusão #Oportunidade