Campeonato Passe a Palavra

Projeto Social da saúde Mental com Futsal – Passe a Palavra para Deficientes Auditivos une o bem-estar físico com a saúde mental na melhoria da relação dos atletas através de processos inclusivos com a sua família e a comunidade, em geral.

Realizado pelo Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência o Projeto propõe um campeonato inusitado reunindo cerca de 144 jogadores ouvintes com jogadores com baixa ou nenhuma audição, com a presença de juízes que se comunicam em libras, criando um espaço onde a comunicação, a colaboração, o respeito mútuo somado ao esporte e a diversão.

Serão 22 partidas iniciadas com palestras promovendo a saúde emocional e psicológica dos atletas com o psicólogo clínico e esportivo Vítor Panicali Mello Guida explorando temáticas pertinentes às questões psicossociais enfrentadas pela comunidade surda no âmbito geral: depressão, ansiedade, estresse, suicídio, autoestima e amor, além de estender para atendimento particular ou em grupo, caso necessário.

“A ideia nasceu inspirado no projeto social voluntário realizado na comunidade da Cidade Nova Heliópolis que leva aos jovens menores de 18 anos partidas de jogadores surdos ou com baixa audição. Quando nos apresentamos na Mobibilty & Show, tivemos a oportunidade de unirmos saúde esportiva e mental no esporte inclusivo, pois é sabido e divulgado pela mídia as dificuldades que muitos deficientes enfrentam e que, ocasionalmente, potencializam ou se somatizam a problemas emocionais levando a tentativas de suicídio, baixa autoestima e depressão” – Rodolfo Sonnewend, diretor do Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência.

Agenda Geral:

Todos os eventos terão intérpretes de libras e as partidas serão realizadas nos dias 17 e 24 de setembro na quadra da EMEBS Helen Keller, Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdo com início às 19 horas e nos dias 22 de setembro, 20 de outubro, 03 e 11 de novembro e 1º de dezembro os jogos serão realizados na quadra da rua Comandante Taylor, n.1221, no bairro de Heliópolis, onde teve início o Projeto no dia 24 de agosto com a participação dos times com componentes surdos Cingapura e Só Tapa, ambos da comunidade da Cidade Nova Heliópolis, com organização de Anderson Nascimento, que desenvolve trabalhos sociais e esportivos com jovens menores de 18 anos da comunidade desde 2017. Entrada Franca.

Sorteio dos jogos
23/08/2024

Sorteio dos jogos, apresentação das equipes e apresentação do campeonato.
Endereço: Auditório da Igreja Batista Videira – Rua Machado de Assis 51

Datas dos Jogos:

24/08 – 1 Jogo (a realizar dia 17/09)
17/ 09 -1 Jogos ( HK e +1 jogo interrompido )
22/09 – 4 Jogos
24/09 – 2 Jogos ( dia do surdo HK)
20/10 – 4 Jogos
03/11 – 4 Jogos
24/11 – 4 Jogos
01/12 – 2 finais e 2 acrescentados !

No próximo dia 17 de setembro a partir das 19h00, em homenagem ao mês dos surdos, em parceria com a Escola Municipal Helen Keller o Instituto Humanus estará realizando mais uma etapa do Campeonato Passe a Palavra.

Primeira etapa do campeonato
24/08/2024

No dia 24 de agosto, ocorreu a primeira etapa do campeonato Passe a Palavra na Rua Comandante Taylor, 133 – Heliópolis. Na oportunidade o time Só Tapa estava vencendo a partida, já no segundo tempo,o jogo precisou ser interrompido devido a uma forte chuva com vendaval que molhou a quadra lateralmente.

Segunda etapa do campeonato
17/09/2024

Na noite do dia 17 de setembro, foi dada à continuidade para os jogos que compõem o “Projeto Social da Saúde Mental com Futsal – Passe a Palavra para Deficientes Auditivos” – um campeonato que reúne times mistos com jogadores de baixa, nenhuma audição e jogadores ouvintes com a presença de juízes que se comunicam em libras.

A primeira parte do evento foi realizada no auditório com a palestra “Vencendo a Depressão” com o psicólogo clínico e esportivo Vítor Panicali Mello Guida, que teve como convidado, Iury Magalhães da Silva, ex-aluno da entidade que após seu depoimento pessoal incentivou os amigos a entrar nesse Projeto realizado pelo Instituto Humanus que visa, além do esporte inclusivo, promover a discussão sobre a importância de discutir e promover ações que levem equilíbrio emocional e psicológico aos atletas e pessoas de sua convivência.

Na quadra, quatro times entraram em campo: “Lion Brave” (surdos) x “Nacional de Diadema” (ouvintes) – com a vitória do Nacional por 4 a 3; o segundo jogo foi o “Só Tapa Heliópolis B” (misto) X “Cingapura Heliópolis” (ouvintes), com a vitória do Cingapura por 6 a 2, mostrando que é possível interagir com as diferenças individuais com respeito e a cooperação. As partidas foram apitadas pelo juiz Adilson Miranda que usa a bandeira e as expressões corporais para comandar as partidas.

Alguns jogos foram transferidos para EMEBS Helen Keller, Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdo, para homenagear o setembro Azul, que é uma campanha para dar visibilidade à comunidade surda e promover a inclusão social. Os próximos jogos acontecerão em Heliópolis, na rua Comandante Taylor, 1221.

Todos os eventos contarão com intérpretes de libras. Faça parte dessa corrente e compareça! Acesse o site https://www.institutohumanus.org.br/projeto-social-da-saude-mental-com-futsal/

Os atletas participarão dos jogos no período da manhã aos domingos de Agosto a Dezembro com 8 times com 18 atletas, sendo na quadra da rua Comandante Taylor, 1221 das 9h às 12h, totalizando 5h por semana.

No mês de setembro é comemorado o dia da pessoa com deficiência auditiva, por isso a organização do evento está fechando uma parceria com a escola Helen Keller para organizarmos algumas partidas em sua quadra recém inaugurada. O primeiro jogo ocorrerá no dia 24 de agosto e será entre os times com componentes surdos Cingapura e Só Tapa, ambos da comunidade da Cidade Nova Heliópolis. O evento ocorrerá de 24.08 à 06.12, com um total de 22 partidas.

Terceira etapa do campeonato
22/09/2024

No domingo 22/09 tivemos mais 4 jogos do campeonato “Projeto Social da Saúde Mental com Futsal – Passe a Palavra para Deficientes Auditivos” que é um campeonato que reúne times mistos com jogadores de baixa ou nenhuma audição com jogadores ouvintes com a presença de juízes que se comunicam em libras; promovendo total integração e inclusão.

Com a arbitragem o juiz Miranda e tendo como auxiliar o Ricardo Rodrigues ocorreram apenas 03 partidas, pois o time Cingapura não compareceu, dando vitória por WO (Walkover – Vitória Fácil) para o adversário Neblina Futebol Clube. O placar dos outros 03 jogos foi:

⚽Neblina x Cingapura
(vitória do Cingapura por WO)
⚽ArtFutsal (5) x VNCachoeirinha (1)
⚽Lion Brave (1) x Só Tapa A (4)
⚽Só Tapa B (0) x Nacional (5)

Em homenagem ao Setembro azul, mês em que se comemora a luta pelos direitos da pessoa com deficiência e o dia do Surdo. O próximo jogo do dia 24.09, ocorrerá novamente na Escola Municipal Helen Keller – especializada no idioma em libras e educação para surdos. Não percam, entrada franca. O colégio fica na Rua Pedra Azul, 314 – Aclimação.

Quarta etapa do campeonato
24/09/2024

A quarta etapa do campeonato o “Projeto Social da Saúde Mental com Futsal – Passe a Palavra para Deficientes Auditivos” aconteceu na noite da terça-feira, 24 de setembro, na EMEBS Helen Keller, Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdo e contou com a palestra “Ansiedade” com o psicólogo clínico e esportivo Vítor Panicali Mello Guida que também aplicou técnicas de respiração.
Na quadra, o empate dos times “Só Tapa A” (1) x “Art Futsal” (1) apitado pelos juízes Adilson Miranda e Leandro Fagundes. O jogo foi acalorado, com espaços disputados, dribles, faltas, provocações, comprovando que é possível conviver com as particularidades de cada um.

Quinta etapa do campeonato

A quinta fase do campeonato será em outubro e retorna as quadras do MSTI até o final do campeonato do mês de dezembro. Abaixo segue a tabela dos jogos já programados.

Local Quadra do Msti
rua Comandante Taylor,1331- Heliopolis

Art Futsal X Nacional
Às 8h

Neblina X Só tapa
Às 9h

Lion Brave X Cingapura
Às 10h

Só Tapa B X VN Cachoeirinha
Às 11h

OS JOGOS DESTA DATA FORAM REMANEJADOS

Sexta etapa do campeonato

A sexta fase do campeonato ocorreu na quadra do MSTI no domingo dia 03.11 das 09h00 às 12h00 e reuniu os seguintes times:
Lion Brave X Babilônia, onde o Lion perdeu para o Babilônia por 9 X 0. Já a segunda partida aconteceu entre o Neblina e Vila Nova Cachoeirinha, com a vitória de 5 X 2 para o Neblina e a terceira e última partida ocorreu com o segundo time do Vila Nova Cachoeirinha contra o Sotapa B – com um super jogo e um empate de 4 X 4.
Segue a arte com todos os jogos que ocorreram no dia 03.11, bem como o carrossel de fotos.
Local Quadra do MSTI
rua Comandante Taylor,1331- Heliópolis

Sétima etapa do campeonato

A sétima fase do campeonato ocorreu na quadra do MSTI, na Rua Comandante Taylor, 1331 – no domingo dia 24.11 – das 09h00 às 13h00 e reuniu os seguintes times:
Babilônia e Só Tapa A, onde O Babilônia não pode comparecer e o jogo foi remanejado a pedido da equipe do Só Tapa A. Já a segunda partida aconteceu entre o Vila Nova Cachoeirinha e Nacional com a vitória do Nacional por 7 X 2, a terceira partida ocorreria com os times Neblina e Lion Brave (mas ambos não puderam comparecer e a partida foi remanejada) e a quarta partida ocorreu entre o Só Tapa B e Art Futsal, um super jogo com a vitória do Só Tapa B por 5 X 2.

Oitava etapa do campeonato (semifinal)

A oitava fase do campeonato Projeto Social da Saúde Mental com Futsal Passe a Palavra para Deficientes Auditivos na Cidade Heliópolis ocorreu no último dia 08.12 – domingo, na Quadra do MSTI, na Rua Comandante Taylor, 1331 – das 09h00 às 13h00 e reuniu os times que lutam para a final deste emocionante campeonato.
Ocorreram 03 jogos, sendo os resultados:
1º jogo – Sotapa B 6 X 2 Lion Brave
2 ° jogo – Babilônia 5 X 4 Nacional
3º jogo – Sotapa A 6 X 3 V. Nova Cachoeirinha
Todos os lances e vídeos dos jogos você encontra abaixo.

Importante: Os times ArtFutsal e Nebilina, por motivos de estarem comprometidos com a final de outro campeonato, não participaram da semifinal, tendo sido desclassificados. Na oportunidade o Psicoterapeuta esportivo o psicólogo Vitor Panicali Mello Guida proferiu uma paletra com a temática amor. Todo o processo foi acompanhado por interpretação em libras e contou com a presença de todos os jogadores dos times presentes. Abaixo você também pode encontrar os dois vídeos de palestras anteriores proferidas pelo nosso psicoterapeuta.

Contamos com vocês na nossa final que ocorrerá no próximo dia 15.12.

CONVIDAMOS TODOS VOCÊS PARA PARTICIPAREM DESTES EVENTOS ESPORTIVOS DIFERENCIADOS.

Nona etapa do campeonato (Grande Final)

No domingo, 15 de dezembro foi a partida final do projeto “Projeto Social da Saúde Mental com Futsal – Passe a Palavra para Deficientes Auditivos” no CEU Heliópolis Professora Arlete Persoli. As equipes participantes ganharam medalhas e os troféus foram para os vencedores das categorias:
Campeão da série Ouro: “Só Tapa f.s B”, vice-campeão “Babilônia”
Campeão da série Prata: “Nacional, vice-campeão “Só Tapa f.s A”
Campeão da série Bronze: “V.N. Cachoeirinha”, vice-campeão “Lion Brave”
Para Rodolfo Sonnewend, coordenador do campeonato, todo o processo foi um sucesso, pois mais do que ser vencedores, os times entenderam que a essência do campeonato é jamais desistir das pessoas que amamos e confiamos.

O Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência agradece a todos os participantes desse Projeto, desde os jogadores, equipe técnica e administrativa, coordenadores, visitantes e aos parceiros que nos ajudaram a realizar esse sonho de levar a humanização através do esporte, trazendo ações que colaboram com o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e participativa.

REALIZAÇÃO:

Mais Informações:
contato@institutohumanus.org.br

#Inclusão #Oportunidade

Inscrições encerradas

Para maiores informações

copyright by Arquitetos da Criatividade - Instituto Humanus

seers cmp badge
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support