Visando soluções para o mercado da acessibilidade, o Instituto busca introduzir o conceito do Design Universal e do Marketing Assistivo, seguindo as diretrizes ESG
O Instituto Humanus esteve presente na feira “Mobility & Show 2022” que ocorreu entre os dias 29 à 31 de julho e apresentou protótipos de criações que auxiliam as tarefas do cotidiano.
Entre as novidades estão: a película adesiva em Braille para microondas e demais aparelhos com sistema “touch screen”; a “Steach Hand”, uma bengala que se transforma em uma mão mecânica que alcança objetos; uma mesa adaptada para gestantes e obesos; a estante Magirus com suas prateleiras móveis que se ajustam a estatura do usuário e a máscara transparente, laudada pelo Departamento de Virologia da UNICAMP que promove a comunicação entre as pessoas, pois permite a leitura facial e labial, além de proteger da Covid 19, suas variantes e demais doenças infecto contagiosas transmitidas por gotículas emitidas pela respiração e fala.
“É urgente entender o universo de idosos, gestantes, cegos, surdos, obesos, que precisam contar com a sensibilidade do mercado. Afinal, são mais de 45 milhões de brasileiros que representam 24% da população brasileira um mercado extremamente atraente e rico que não está sendo trabalhado adequadamente”, salienta Rodolfo Sonnewend, presidente do Instituto Humanus.
Segundo o IBGE, aproximadamente 63,4% das pessoas têm deficiência adquirida. É fundamental conscientizar novos formandos, empresários e profissionais que muitas pessoas continuam economicamente ativas, mas precisam se adaptar com maior facilidade às suas novas condições.
Durante o evento, o stand do Instituto Humanus recebeu visitas ilustres como: Luciana Feldman, Assessora Parlamentar, responsável pela organização do Congresso Longevidade Expo + Fórum.





(Guto Maia, palestrante e Luana Tavares, pré-candidata a deputada federal); a dupla de atletas David Lincoln, velocista do atletismo convencional que conquistou a vaga como atleta guia reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e Raissa Rocha Machado, recordista mundial de lançamento de dardo, atleta medalhista de prata em Tóquio 2020 na categoria F56, que lançou dardo a 24m80 no Circuito Paralímpico Loterias Caixa em São Paulo; (David Lincoln, atleta velocista e Raissa Rocha Machado, medalhista, recordista de lançamento de dardos categoria F56).
Vera Mendes, pré-candidata a deputada estadual; entre outros que se interessaram em conhecer um pouco sobre o universo da acessibilidade.

Projeto de Palestras e Cursos
Outro trabalho divulgado pela entidade são as palestras “Design Universal Mercadológico”. São itinerantes, realizadas em espaços públicos, entidades patronais e universidades, têm cerca de duas horas e visam levar reflexões e levantamentos sobre o cotidiano das pessoas com deficiências. Destinadas a empresários, estudantes, gestores, educadores, e ao público em geral, em empresas, associações, treinamentos de RH.
Já o curso “Marketing Assistivo”, que terá a sua primeira turma em 17 de setembro de 2022 e, acontecerá no Instituto JB de Oliveira (www.institutojboliveira.com.br), visa apresentar um conjunto de ações que englobam os também inovadores conceitos do “Direito Assistivo”, “Coaching Assistivo”, “Arquitetura Assistiva”, “Tecnologia Assistiva”, “Educação Assistiva” e por último a “Comunicação Assistiva”.
