Instituto Humanus apresentou novidades na Mobility & Show 2022

Visando soluções para o mercado da acessibilidade, o Instituto busca introduzir o conceito do Design Universal e do Marketing Assistivo, seguindo as diretrizes ESG

O Instituto Humanus esteve presente na feira “Mobility & Show 2022” que ocorreu entre os dias 29 à 31 de julho e apresentou protótipos de criações que auxiliam as tarefas do cotidiano.

Entre as novidades estão: a película adesiva em Braille para microondas e demais aparelhos com sistema “touch screen”; a “Steach Hand”, uma bengala que se transforma em uma mão mecânica que alcança objetos; uma mesa adaptada para gestantes e obesos; a estante Magirus com suas prateleiras móveis que se ajustam a estatura do usuário e a máscara transparente, laudada pelo Departamento de Virologia da UNICAMP que promove a comunicação entre as pessoas, pois permite a leitura facial e labial, além de  proteger da Covid 19, suas variantes e demais doenças infecto contagiosas transmitidas por gotículas emitidas pela respiração e fala.

“É urgente entender o universo de idosos, gestantes, cegos, surdos, obesos, que precisam contar com a sensibilidade do mercado. Afinal, são mais de 45 milhões de brasileiros que representam 24% da população brasileira um mercado extremamente atraente e rico que não está sendo trabalhado adequadamente”, salienta Rodolfo Sonnewend, presidente do Instituto Humanus.

Segundo o IBGE, aproximadamente 63,4% das pessoas têm deficiência adquirida. É fundamental conscientizar novos formandos, empresários e profissionais que muitas pessoas continuam economicamente ativas, mas precisam se adaptar com maior facilidade às suas novas condições.

Durante o evento, o stand do Instituto Humanus recebeu visitas ilustres como: Luciana Feldman, Assessora Parlamentar, responsável pela organização do Congresso Longevidade Expo + Fórum.

(Luciana Feldman, Assessora Parlamentar, responsável pela organização do Congresso Longevidade Expo + Fórum e Guto Maia, pesquisador e palestrante); Guto Maia (pai e pesquisador) e Pedro Rosengarten (filho com transtorno do espectro do autismo) que ministram palestras com temas de acessibilidade, reabilitação e mercado de trabalho “Palestras Fora do Padrão”; a deputada estadual Edna Macedo visitou o estande e ressaltou a importância do olhar dos profissionais e empresários sobre o levantamento de necessidades e a busca de soluções para todos, principalmente para os deficientes.
(Edna Macedo, deputada estadual e Rodolfo Sonnewend, presidente do Instituto Humanus); o astronauta, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, e atual candidato ao senado, Marcos Pontes que se interessou em entrar para conhecer de perto das máscaras transparentes além de cumprimentar a entidade pela iniciativa.
(Cleusa Sonnewend, tesoureira do Instituto Humanus; Rodolfo Sonnewend, presidente do Instituto Humanus; Marcos Pontes, astronauta, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, e atual candidato ao senado); a pré-candidata à Deputada Federal Luana Tavares que também prestigiou o espaço do Instituto Humanus.

(Guto Maia, palestrante e Luana Tavares, pré-candidata a deputada federal); a dupla de  atletas David Lincoln, velocista do atletismo convencional que conquistou a vaga como     atleta guia reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e Raissa Rocha Machado, recordista mundial de lançamento de dardo, atleta medalhista de prata em Tóquio 2020 na categoria F56, que lançou dardo a 24m80 no Circuito Paralímpico Loterias Caixa em São Paulo;        (David Lincoln, atleta velocista e Raissa Rocha Machado, medalhista, recordista de             lançamento de dardos categoria F56).

Vera Mendes, pré-candidata a deputada estadual; entre outros que se interessaram em conhecer um pouco sobre o universo da acessibilidade.

(Rodolfo Sonnewend e Vera Mendes, pré-candidata a deputada estadual)

Projeto de Palestras e Cursos

Outro trabalho divulgado pela entidade são as palestras “Design Universal Mercadológico”. São itinerantes, realizadas em espaços públicos, entidades patronais e universidades, têm cerca de duas horas e visam levar reflexões e levantamentos sobre o cotidiano das pessoas com deficiências. Destinadas a empresários, estudantes, gestores, educadores, e ao público em geral, em empresas, associações, treinamentos de RH.

Já o curso “Marketing Assistivo”, que terá a sua primeira turma em 17 de setembro de 2022 e, acontecerá no Instituto JB de Oliveira (www.institutojboliveira.com.br), visa apresentar um conjunto de ações que englobam os também inovadores conceitos do “Direito Assistivo”, “Coaching Assistivo”, “Arquitetura Assistiva”, “Tecnologia Assistiva”, “Educação Assistiva” e por último a “Comunicação Assistiva”.

Deixe um comentário

ASSOCIADOS EFETIVOS

ASSOCIADOS COLABORADORES

copyright by Arquitetos da Criatividade - Design Unviersal

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support