Seu navegador não tem suporte JavaScript! Design Universal – acessibilidade para todos. – Instituto Humanus

Design Universal – acessibilidade para todos.

Não só as pessoas com deficiência, mas também os idosos, gestantes, cidadãos com alta e baixa estaturas, obesos, indivíduos que não dominam o idioma local (estrangeiros) e até mesmo os acidentados (com alguma deficiência temporária), vem conquistando cada vez mais seu espaço na sociedade, seja no trabalho, no lazer; enfim em todos os lugares em que eles precisam ir e vir.

Diariamente, as áreas urbanas e seus equipamentos vêm sendo, ainda que de uma forma tímida, adaptados para atender a esses públicos, Hoje em dia, também percebemos que diferentes objetos como aparelhos eletroeletrônicos, automóveis, ônibus, banheiros, calçadas, carteiras escolares, espaços em lanchonetes, teatros e cinemas possuem algum sistema de adaptação para que estas pessoas possam utilizá-lo.

Esta forma de ver e construir o que nos rodeia é conhecida como Design Universal ou Design para Todos, ou seja, produtos, serviços, ambientes, tecnologias e interfaces que possam ser utilizadas por um maior número de pessoas, independentemente de suas capacidades físico-motoras, idade ou habilidades. Enfim, o Design Universal deve ser pensado para todos e ao mesmo tempo para qualquer indivíduo.

O termo foi criado nos Estados Unidos, na década de 70 e por um Arquiteto cadeirante chamado Ronald Mace. Na época, ele desenvolveu esta forma de agir e pensar para descrever o conceito de criação de espaços e ambientes onde não só a estética como também a usabilidade dos mesmos deve ser oferecida a todos, independentemente de sua idade, habilidade ou status social.

Ronald Mace foi um defensor da causa das pessoas com deficiência e a criação do termo Design Universal o consagrou como primeiro indivíduo a pensar no mundo com processos de acessibilidade nunca vistos até então. Afinal, o Design Universal é a essência de todo projeto de acessibilidade e possibilita a estruturação de soluções de inclusão mais eficientes.

Desenvolver um projeto acessível, no campo do Design Universal, em sua organização sugere uma mudança estrutural no pensar e os profissionais envolvidos precisam de obedecer a 7 (sete) princípios básicos, que foram criados por Mace e norteiam o desenvolvimento de um produto ou serviço, sendo eles: uso equitativo, uso flexível, uso simples e intuitivo, informação perceptível, tolerância ao erro, baixo esforço físico e por último pensar no tamanho e espaço para aproximação e uso.

 Vale também ressaltar que hoje em dia, este processo originalmente criado por arquitetos, designers e engenheiros, está sendo adaptado por diversas organizações para ser pensado também de forma multidisciplinar em um vasto leque de outras áreas como:  tecnologia, marketing, comunicação, direito, educação e muitas outras.

Agora, vamos entender, de forma prática, os sete passos que devem ser observados no processo do Design Universal.

Uso equitativo: o design deve ter seu uso (utilidade) para todos os clientes, em especial aqueles com as mãos ocupadas e as pessoas com habilidades diversas. O design também deve fornecer os mesmos instrumentos de utilização, evitar segregar os usuários, promover igualdade segurança e proteção.

Exemplo: portas automáticas nos estabelecimentos comerciais, que podem ser utilizadas por qualquer tipo de consumidor que adentrar ou sair do estabelecimento.

 Uso flexível: O design deve conter em si uma ampla gama de possibilidade e habilidades individuais, tudo de acordo com suas preferências. Oferecendo oportunidade de escolha nos seus métodos de utilização, possibilitando o uso para pessoas destras ou canhotas, permitindo o máximo de exploração do produto, além de oferecer a capacidades de adaptação frente aos mais diversos usuários.

Exemplo: tesouras com área de manipulação removível e adaptável para pessoas destras ou canhotas, que proporcionam o uso com as duas mãos; permitindo que o usuário possa alterná-las durante as suas tarefas.

 Uso simples e intuitivo: Utilização de cores e símbolos universais e altamente conhecidos para que os usuários possam facilmente reconhecer a informação na manipulação dos controles disponíveis. Neste caso, a utilização do produto deve ser de fácil entendimento, independente da experiência, conhecimento, competência de linguagem ou nível de concentração do usuário.

Exemplo: botões de emergência em caso de incêndio instalado nas empresas, meios de transporte e comércio.

Informação perceptível: O produto deve ser desenvolvido com diferentes modos para apresentação redundante na sua comunicação com o usuário, expressando todas as informações necessárias de forma efetiva, independente das condições ambientais ou habilidades sensoriais do usuário.

Exemplo:  ranhuras do teclado de um aparelho celular, que revela onde estão as funções mais utilizadas, sem que o usuário tenha que necessariamente visualizar as teclas.

Tolerância a erros: o desenvolvimento do design deve minimizar riscos originados a partir das consequências diversas de uso acidental e não intencional. Para tanto, o produto deve fornecer avisos do alto risco, promover uma operação à prova de erros e minimizar riscos de acidentes durante o uso.

Exemplo: pistola de pregos com trava de segurança que impossibilita a operação sem que o usuário puxe a trava de segurança e esteja preparado para o uso. Equipamento de serrar mármore com proteção de disco e trava de segurança durante a operação.

 Baixo esforço físico: o produto pode ser utilizado de forma eficiente e confortável com o mínimo de fadiga física: racionalizando a força necessária para sua operação.

Exemplo: maçaneta flexível com sua área de contato no formato alongado em L, que não requer que o usuário precise segurá-la totalmente para ser aberta, podendo também ser aberta até com a mão fechada, cotovelo, enfim sempre com o mínimo de esforço físico.

 Tamanho e espaço para aproximação e uso: Deve-se oferecer espaço e tamanho apropriados para aproximação, alcance, manipulação e uso independentemente do tamanho do corpo, postura ou mobilidade do usuário; esteja ele sentado ou em pé.

Exemplo: portas largas nas catracas das estações de metrô que possam acomodar cadeirantes, obesos, bem como trabalhadores com pacotes ou bagagem.

Sob esta nova ótica, sem dúvida, as organizações que adotarem o processo do Design Universal em seus produtos e serviços vão se destacar frente às outras porque vão atrair um número maior de consumidores satisfeitos com suas soluções inclusivas.Fácil acesso para todos em produtos e serviços.

Fácil acesso para todos em produtos e serviços.

Deixe um comentário

ASSOCIADOS EFETIVOS

ASSOCIADOS COLABORADORES

copyright by Arquitetos da Criatividade - Design Unviersal

seers cmp badge
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support